Aprendendo com a BCo.

          Ao final do ano de 2010, eu prestei um concurso interno pleiteando a vaga de estagiária para  Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo/UFSCar). E no início do ano seguinte descobri que havia passado do exame! Fiquei super feliz, e confesso até que não esperava, pois eu estava apenas no segundo ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e, embora tenha me esforçado nos estudos para o concurso, me considerava despreparada para ocupar a vaga de estagiária numa biblioteca tão incrível!

“(…) além de promover uma das funções primordiais de uma biblioteca: capacitar informacionalmente sua comunidade usuária.”

            Porém, como o passar do tempo, fui descobrindo que tudo poderia ser apreendido, ainda mais fazendo parte de uma equipe tão competente e gentil como a da Seção de Acesso às Bases de Dados da BCo/UFSCar (SeABD/BCo/UFSCar).

25073147_10208359066932993_4773339870217691752_o

Fornecendo treinamento em Bases de Dados Científicas para um aluno da UFSCar, no ano de 2011, durante a XVIII Semana do Livro e da Biblioteca promovida pela BCo/UFSCar.

        E foi durante o ano em que integrei esta equipe, que obtive uma oportunidade que marcou para sempre a minha trajetória de formação profissional. A chefe da Seção me orientou e convidou para oferecer um treinamento aberto aos usuários da biblioteca, um tipo de minicurso de Treinamento e Capacitação de Usuários (TCU) em acesso e pesquisa às bases de dados até então assinadas pela UFSCar.

25073147_10208359075093197_4738165798940522824_o

Em 2011, eu e a bibliotecária e colega querida Grazi Yuri, quem também me ensinou muito sobre se tornar bibliotecária e exercer a profissão com responsabilidade e amor.

        No começo deu um frio enorme na barriga, pois os alunos, funcionários e até mesmo professores e pesquisadores não paravam de se achegar nas cadeiras alocadas para o treinamento. Mas com o passar na XVIII Semana do Livro e da Biblioteca fui percebendo que eu gostava muito de fazer parte daquela atividade, de ensinar e contribuir para a formação de estudantes, além de promover uma das funções primordiais de uma biblioteca: capacitar informacionalmente sua comunidade usuária. 

      Esse foi um dos diversos marcos que me deram certeza de ter escolhido a profissão mais adequada para mim, pois não é fácil optar ser bibliotecária num conjuntura em que boa parte da sociedade demonstra não saber a importância de bibliotecas e bibliotecários. Muitos perguntam: “Biblio quê?”. E lá vamos nós, sempre que surge uma oportunidade dessas, explicar o amor que sentimos (ou não) pela nossa profissão. Este é um dos primeiros textos do meu blog, então espero melhorar conforme o tempo e prática. E se você chegou até aqui, meu muito obrigada! Fique à vontade para interagir e compartilhar a publicação.

 

 

Deixe um comentário